Quem está buscando por proteção para o seu patrimônio, condomínio ou residência, com certeza já se deparou com os termos “vigilância” e “segurança patrimonial”. Mas não se engane, mesmo que semelhantes, os termos citados acima não querem dizer a mesma coisa, o que pode causar muita confusão no momento da contratação do serviço.
É importante estar atento a essa diferença e buscar conhecer mais para que não hajam surpresas inesperadas.
Assim, conhecendo essa dificuldade na compreensão do que cada serviço oferece, fizemos um artigo completo para ajudar você a escolher o melhor e o que se encaixa na sua necessidade! Continue lendo e entenda!
A segurança patrimonial tem o objetivo de manter a residência e o patrimônio longe de perturbações e danos. Ela também garante a integridade física das pessoas que estão presentes naquele ambiente.
O objetivo é prevenir o risco de perdas, por isso um profissional qualificado faz um planejamento completo voltado para analisar os riscos.
A segurança patrimonial previne contra algumas ocorrências, tais como:
Ela deve ser pensada e adotada de uma maneira integrada para garantir a sua eficácia. Por exemplo, um prédio que tem um sistema antifurto deve ser integrado com o controle de portaria. Somente assim abrangerá toda a estrutura daquele ambiente a ser protegido.
O serviço de vigilante patrimonial tem como objetivo promover assistência para a empresa de segurança, advertir indivíduos que estão realizando alguma ação irregular, intervir e prever possíveis problemas e riscos que o patrimônio possa correr e realizar o registro de ocorrência.
Os vigilantes previnem e controlam delitos e outras irregularidades, zelando pela segurança e pelo patrimônio das pessoas. Eles fiscalizam pessoas e cargas, combatem incêndios e se comunicam com órgãos competentes.
Dessa maneira, o vigilante atua paralelo com a força policial e impede ações criminosas.
A segurança patrimonial previne que o patrimônio tenha perturbações e danos diversos, visando garantir a integridade das pessoas que moram ou trabalham naquele ambiente. Ela ainda previne contra diversas ocorrências que podem ser danosas ao patrimônio e as pessoas que se encontram dentro dele.
A vigilância patrimonial também prevê proteger às pessoas e o patrimônio, contudo, a profissão de vigilante atua diretamente em contato com a Polícia. Dessa forma, também pode impedir ações criminosas.
Agora que você já compreendeu a diferença dos conceitos pode contratar o serviço ideal para a sua necessidade! Mas lembre-se de escolher uma empresa renomada, como o Grupo Preserve!